About Me

My photo
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil
As antigas civilizações viam na vestimenta as possibilidades de manifestarem as suas verdades e suas ligações com o corpo. Acreditavam que esses dois elementos não se separam nunca, pois tudo é interligado, marcando com isso a singularidade da beleza de cada um. É com esse propósito que crio minhas estampas, para que elas vistam o corpo e a alma. Entrem em contato: marlyarte@yahoo.com.br

Tuesday, January 29, 2008

Estou de volta

Confesso que esqueci desse blog... Quantas coisas acontecendo...

Sócrates indagava: "O que é a coragem?
O que é a justiça?
O que é a piedade?
O que é a amizade?
Ele indagava a seus discípulos atenienses repetidamente.
O que é a coragem?
O que é a justiça?
O que é a piedade?
Como falar de grandeza humana? A minha única resposta é não ter resposta nenhuma. Tenho perguntas. Um dia Sócrates perguntou aos seus discípulos atenienses o que era a coragem e eles diziam que eram as virtudes. E le indagou sobre o que significava a justiça, e eles respondiam que era a virtude. E assim foi...
E todas as perguntas continuavam como um círculo que gira ao mesmo ponto.
E sempre eram as virtudes...
Preocupa-me responder sobre o que venha a ser a grandeza humana, pois teria que conceituá-la e temo reduzi-la a um mero saber. Temo responder o que já responderam todos os homens, todas as raças, todos os sábios, todas as línguas. Temo nomear o que não tem nome.Temo em repetir significados.Algo em mim remete à incerteza. Nomear, responder me tornaria responsável e isso me perderia.
Fico pensando que grandeza é coisa construída, mesmo que seja na domesticidade. Pensar na grandeza humana é logo querer lhe atribuir significados. Ela pode ser tudo o que foi dito e ser nada que foi dito.
Grandeza é coisa tecida...Não sabida...Mas ainda ecoam: O que é a coragem?O que é a justiça? O que é piedade? O que é a grandeza? Serão virtudes?

1 comment:

Anonymous said...

Otimo texto Marly,,, vou levar comigo estas reflexoes, ha tempo adormecidas.

com o coração

com o coração
É assim que faço

Ilustrando